Mielomeningocele. Você sabe o que é?
- daniikaicpv
- 11 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Durante o desenvolvimento se forma o tubo neural, que é quem vai dar origem ao sistema nervoso. Lá pelo 24°, 26° dia de gestação, esse tubo tem que se fechar. Na Mielomeningocele não ocorre esse fechamento. A causa é multifatorial, ou seja, não tem apenas uma causa. Alguns exemplos são:
🔹 Fatores genéticos 🔹 Problemas durante o desenvolvimento na fase de gestação 🔹 Saúde materna 🔹 E outros.
Existem outros tipos de não fechamento desse tubo, mas a Mielomeningocele é o mais comum e também o mais grave. Pois ocorre saída de estruturas do sistema nervoso. A intervenção cirúrgica é necessária entre as primeiras 24/48 horas de vida dessa criança ou pode até mesmo ocorrer durante a gestação, embora seja mais incomum, por conta de seu alto custo.
As manifestações clínicas mais comuns são:
🔹 Atraso no desenvolvimento motor 🔹 Déficit sensorial 🔹 Alteração da função intestinal 🔹 Bexiga Neurogênica 🔹 Distúrbios ortopédicos (escoliose, fraturas, luxação e subluxação de quadril, pé torto congênito)
E ainda pode ocorrer: 🔹 Síndrome de Arnold Chiari (herniação do cerebelo) 🔹 Síndrome da Medula Presa
E para essas duas últimas é preciso do olhar atento do fisioterapeuta que está acompanhando essa criança, para perceber o momento de encaminhar para o procedimento cirúrgico, se preciso. Pois pode ocorrer dessa criança estar se desenvolvendo, até andando e quando ela passa pelos estirões de crescimento, começa a apresentar uma perda de força importante, podendo chegar ao ponto de necessitar do uso de cadeira de rodas.
O fisioterapeuta neurológico é grande atuante na Mielomeningocele, contribuindo para o ganho funcional, prevenindo possíveis deformidades, para que a criança se desenvolva da forma mais independente possível.
✅ Dúvidas? Estou a disposição para ajustar pelo whatsapp 12 99217 1927
#caçapava #cacapava #saojosedoscampos #taubate #fisioterpia #fisioterapiainfantil #cuevasmedek #cuevasmedekexercises #fisioterapianeurologica #fisioterapianeurofuncional
Comentários